Sorrisos Quebrados | É na escuridão que encontramos a luz

“…como se não tivesse sacudido o meu mundo com a sua forma poética de ser”

Esse pequeno trecho do livro resume-o perfeitamente. Sorrisos Quebrados é uma triste e linda história sobre dores, amores, superações, decepções, perdas e cores. História, essa, contada de forma que mais parece poesia.

Sofia Silva, a autora, com sua escrita apaixonante e cuidadosa, nos apresenta a Paola – uma jovem que teve que ser destruída quase que completamente para ter a oportunidade de se reconstruir de novo – E a André, um homem que utiliza de sua fachada forte e assustadora para proteger a si mesmo e a Sol, sua filha, sem deixar que ninguém se aproxime para machucá-los novamente.

“Ninguém quer pensar que a morte está fazendo contagem regressiva da nossa partida do mundo, por isso dizemos que temos a vida toda para viver. O problema é que essa mentira se tornou tão forte que as pessoas não aproveitam para viver plenamente. Não valorizam suas próprias vidas e nem as dos outros. Não percebem que a vida foi a folga que a morte nos deu e não estamos sabendo lidar com isso”.

Com sua narrativa repleta de reflexões sobre os diferentes relacionamentos que vivemos ao longo da vida – os bons e os ruins – a autora nos conta como uma jovem que se esconde do mundo em uma clínica de reabilitação por acreditar que esta é a punição por seus erros e um homem que acredita ter perdido a capacidade de amar e confiar podem se ajudar a recuperar o que os outros destruíram dentro e fora deles.

Não é à toa que, depois que comecei a marcar os trechos mais marcantes de livros com post-its coloridos, Sorrisos Quebrados foi o que mais ficou cheio de cor. Não poderia ter combinado mais, pois, como podemos ver só de observar a capa, as cores têm todo um significado na vida de Paola, que é pintora, e que acredita que é na escuridão que as cores reluzentes e as verdades brilham com mais intensidade.

“Somos como plantas: sem afeto murchamos, e o que havia de bonito em nós seca”.

Como sempre, a Editora Valentina fez um trabalho lindo na diagramação do livro e na capa. Todos os livros da editora que tenho são lindos, muito bem feitos, e Sorrisos Quebrados não é exceção. Além de todas as cores, há um efeito que varia na luz e mostra as estrelas, tão citadas pelos personagens. Sempre me apaixono pelo exterior dos livros deles, e mais ainda pelo que encontro nas páginas!

O livro foi uma surpresa mais do que agradável, foi extremamente envolvente. Podemos ver a nossa dor refletida nos receios das personagens, conseguimos entender as cicatrizes de Paola, André e Sol, e como eles precisam aprender a transformar toda a dor em esperança. Torcemos por eles, por nós, e pelas pessoas que amamos, para que também possam encontrar, na escuridão, a força que precisam para seguir em frente e deixar os traumas para trás.

“…se alguém nos tirar algo, não podemos esperar que nos devolvam. Vamos ter de correr atrás para recuperar”.

A intensidade dos personagens e suas lutas contra seus próprios demônios me deixaram grudada ao livro, e o li todo apenas com uma única pausa. Quando achamos que descobrimos os segredos deles, mais uma verdade nos é revelada, esclarecendo ainda mais a escuridão em que se encontram. Até a última página, somos surpreendidos por confissões e rodeados de fortes emoções.

Depois de conquistar muitos leitores com sua série “Quebrados” no Wattpad, que trata de diferentes problemas sociais e tipos de violência, Sofia Silva lançou Sorrisos Quebrados, lançamento da Editora Valentina para as leitoras brasileiras que apoiaram a autora durante a publicação de suas histórias online!

Recomendo-o para quem ama um romance bem escrito, cheio de dramas reais e reflexões, e principalmente para aqueles que também se encontram na escuridão. Que as palavras de Sofia, na voz de Paola e André, sejam a luz na escuridão que você precisa.

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Aspirante à escritora e estudante deslumbrada de Letras - Tradução. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On